terça-feira, 2 de outubro de 2012



                                    Hidra marinha

A Hidra (género Hydra) é uma espécie de animal cnidário que tem o corpo cilíndrico e em forma de pólipo. Vive em água doce, preferencialmente em águas frias e limpas, presa por uma extremidade a um rocha ou à vegetação aquática. Tem cor verde, parda ou cinza. Algumas hidras podem se locomover dando "Carajota".

Reprodução sexuada
A hidra macho possui testículo, onde se formam os espermatozóides. A hidra fêmea possui ovário, onde se desenvolvem os ovócitos. A hidra macho elimina espermatozóides na água; estes deslocam-se até uma hidra fêmea, onde o óvulo é fecundado. Forma-se, então, um zigoto ou célula-ovo, que se desenvolve no corpo da hidra fêmea, transformando-se em embrião. Depois o embrião separa-se do corpo da mãe hidra.

 Reprodução assexuada

A hidra pode também reproduzir-se assexuadamente (gemulação ou brotamento): Neste caso, nasce um gomo na superfície da hidra, que cresce e, quando já está matura, separa-se da hidra-mãe. Em seguida, fixa-se em algum lugar e continua a desenvolver-se independentemente. A reprodução assexuada também possui capacidade de regeneração.
A hidra é um animal único no aspecto que ela nunca, jamais envelhece, podendo teoricamente viver para sempre. Na prática, é claro, em algum momento ela acaba morrendo devido a doença ou predadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário